Impacto, um driver na criação de valor

Junho de 2020

A Covid-19 evidenciou o impacto da atividade humana no ambiente e a insustentabilidade de certos modelos de desenvolvimento social, destacando a urgência em mudar os nossos hábitos e de estabelecer novas formas de operar. Neste contexto, como podem as empresas adaptar-se ?

As empresas devem agir e repensar um “novo razoável” que já não pode ser limitado ao valor financeiro. Mais do que nunca, devem integrar os principais ativos intangíveis: capital do cliente, capital de talento, ecossistema, infraestruturas e impacto social e ambiental.

No entanto, não existe uma definição uniforme e um quadro comum em torno do impacto. As empresas têm as mesmas questões quando pretendem integrar o impacto na sua estratégia:

– Podem todas as empresas ter uma “abordagem de impacto”?
– Como é que podem definir, medir e gerir o seu impacto?
– Quais são as implicações da COVID-19 na responsabilidade empresarial?


Neste estudo da FABERNOVEL e da France Digitale analisamos as diferentes abordagens ao impacto – ESG (Environment, Social and Governance) ou Impact by design – e como estas estratégias de impacto criam valor. Neste estudo, pode encontrar também uma metodologia concreta no sentido de implementar um plano de ação para definir, integrar e gerir o seu impacto com os indicadores certos.

Se considera este estudo relevante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL:

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

%d bloggers like this: