FABERNOVEL | Nova economia, novos KPIs: a Era do consumidor
84903
post-template-default,single,single-post,postid-84903,single-format-standard,ajax_updown_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.6,vc_responsive

Nova economia, novos KPIs: a Era do consumidor

24 de Set de 2019

Ao transformar as cadeias de valor e ao favorecer a emergência de novos modelos, a revolução digital provocou mudanças profundas na forma como o valor é criado e partilhado. O valor está cada vez mais desassociado ao desempenho financeiro a curto prazo. É, por isso, relevante que as organizações e os investidores repensem a monitorização e avaliação de projetos inovadores e que prestem atenção ao valor de alguns ativos intangíveis, como os clientes, o talento, o ecossistema, o software ou impacto social e ambiental.

O foco no cliente está no centro da revolução digital, o que explica o porquê de, entre estes ativos, o cliente ser o mais fácil de ser valorizado pelos investidores. No entanto, embora tenhamos destacado nesta análise esse ativo, não devemos esquecer outras alavancas-chave que as organizações precisam para que a sua transformação seja cada vez mais sistêmica.

Os modelos económicos nativos digitais foram construídos de acordo com uma abordagem extra-financeira, com uma monitorização e comunicação já focados em KPIs de clientes e, por vezes, em métricas como o talento e o ecossistema. Por outro lado, se outros players, além dos nativos digitais, iniciaram uma profunda transformação do seu modelo, ainda não adaptaram os seus estilos de reporting, mesmo que isso lhes permita alocar melhor os recursos e valorizar a estratégia de aquisição de clientes.

Além deste estudo, lançámos um novo índice que permite testar a maturidade da sua própria empresa em relação ao capital do cliente (como é que integrou esta abordagem, quão costumer-centric é o seu reporting e como é que o usa). Uma vez que esta avaliação tenha sido concluída, este estudo irá ajudá-lo a percorrer o caminho para uma nova abordagem ao reporting. Além disso, vai ajudá-lo a aproveitar o potencial da sua organização, que identificámos ao nível interno e externo, focando no envolvimento dos stakeholders e nas alavancas de criação de valor.

Se considera relevante a apresentação deste estudo na sua empresa, contacte a FABERNOVEL:

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

%d bloggers like this: